Pular para o conteúdo principal

A Verdade


O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo usom parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias.

( Nietzsche, Sobre Verdade e Mentira num Sentido Extra-Moral)







A Verdade, o que seria senão a mentira bem lavada?


Penso no signifado disto. Uma breve epifania, sem sentido do ser, sem setido do existir.
Penso logo existo, ou não.
De que valhe o ser humano sem o verdadeiro "pensamento"?
De que valhe O ser?
E qual é a verdade? Que me diz que tudo foi feito pra se viver?
Viver pra quê? Sendo todos os seres humanos inócuos, ignorantes e assentimentados numa convivência forçada, maltratada e descarada?
A verdade é esta, e a única certeza a morte.
As vezes me pergunto o porquê dela se demorar tanto.
Pra que esta vida sem sentido? Onde há a necessidade de se fazer oque não se quer?
Onde há a necessidade de enganar e fazer sofrer?
e o que dizer dos que fazem sofrer à toa?
Seja um coração partido, um estômago vazio, falta de compreensão, carinho ou respeito? Lógicamente não só por isso se faz o sofrimento humano; há também os que gostam de sofrer.
Que remóem o passado e se nostalgiam, pessoas enfim que se sentem felizes por isto.
Como saber?
E para que sentido julgar?
Seria errado pensar em viver o mundo como é? Pensar em dinheiro e bens materiais?
Mas também seria errado ter outra visão?!
Existem os que dizem que com o amor sem conforto não se vive... estes são os ignorantes da paixão.
Existem também os que fariam tudo por uma paixão, que se rebaixam a pontos inimagináveis por alguém... estes são os ignorantes da razão.
Quem há de julgar? Senão os pensamentos de cada um?

(Marília Reis)

OBS: CITAÇÃO DE NIETZSCHE TIRADA DO SITE http://www.consciencia.org/...
VALE A PENA OLHAR ;D

Comentários

  1. A Verdade, o que seria senão a mentira bem lavada?

    Acredito que Sim!!

    Muitas das Verdades que ouvimos são paradigmas impostos ou mentiras repetidas muitas vezes há tanto tempo que não sabemos onde como ou por que começou a ser usada determinada forma de comportamento ou de repressão de um!!

    Por isso acho muito bom pensarmos bem no que estamos repetindo desde pequenos se é Sensato ou não, se é um pré-conceito, ou uma idéia de determinismo (daquele tipo: eu sou assim e pronto! não mudo!).

    Quebrar paradigmas! Questionar VERDADES ABSOLUTAS! POIS TUDO MUDA! TUDO FLUI! Estamos nunca somos!

    ResponderExcluir
  2. ta aqui o pos poxa!! deve ter sido o blogger que deu erro!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Nietzsche...

"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele" "Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade." "Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Há Também uma ocasional vontade de se ser estúpido." "Levar insidiosamente o próximo a uma boa opinião de nós e, depois, acreditar piamente nessa boa opinião: quem consegue imitar nesta habilidade as mulheres?" "Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem." "O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de fato só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência." "Ter-se vergonha da sua imoralidade: é um degrau na escada em cujo extremo se tem também vergonha da nossa moralidade." ( Friedrich Nietzsche ) Obs: NÃO RECOMENDO O SITE DE QUE ESSA F

REsistência

[...]"Ficar monotamente sentados diante da tela anestesia a sensibilidade, torna a mente lerda, prejudica a alma. Os sentidos do ser humano estão se embotando, exigindo cada vez mais intensidade, como acontece com os surdos.  Não vemos o que não tem a luz da tela, nem ouvimos o que não vem carregado de decibéis, nem sentimos perfumes. Já nem as flores os têm.  [...] O homem está se acostumando a aceitar passivamente uma constante invasão sensorial. E essa atitude passiva acaba sendo uma invasão mental, uma verdadeira escravidão. Mas há um jeito de contribuir para a proteção da humanidade, e é não se conformar, não assistir com indiferença ao desaparecimento da infinita riqueza que forma o universo que nos rodeia, com suas cores, sons e perfumes. [...] Hoje tudo vem embalado, e as compras já começam a ser feitas pelo computador, por meio desta tela que logo será a janela por onde os homens sentirão a vida. Indiferente e intocável a mais não poder. Não há outro modo de atingir